Maria-milagreira, conhece?
- Gilson Giombeli

- 4 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mai.

Um dia conheci uma planta chamada maria-milagreira. A curiosidade foi imediata. O por que deste nome?
A resposta foi: se trata de uma planta medicinal que tira qualquer tipo de dor. Faz pequenos milagres mesmo.
Em pouco tempo depois, estava plantada e crescendo na casa do meu pai e em seguida descobri o nome científico dela: Cordia verbenacea. Se trata de uma planta aromática e umas destas substâncias com ação analgésica e anti-inflamatória se chama alfa-humuleno.
De onde será que viria este tal de humuleno? Cordia foi uma homenagem de Carlos Lineu ao médico e botânico alemão Euricius Cordus (1486 - 1535) e seu filho Valerius Cordus (1515 - 1544). A terminação “acea” significa “similar a” verbena, outra planta.
O humuleno é uma substância de óleo essencial. Descobri que vinha de uma planta chamada de Humulus lupulo. O nome do gênero, o Humulus serviu para batizar o nome da substância e é uma palavra que significa umidade. Uma indicação de que a planta cresce e prefere solos úmidos.
A surpresa ficou por conta do lupulo que significa “pequeno lobo”. Uma alusão ao fato do cipó estrangular as plantas em que trepar, como um lobo o faz com as ovelhas.
Ao usar a erva baleeira descobri que causava muita sonolência em algumas pessoas. Até que um dia me contaram que quem trabalha e manipula o lúpulo tem uma sonolência homérica e precisa tirar uma soneca durante o trabalho.
Assim, recomendo a Varronia curassavica para tratar inflamações, dores em geral e até para ajudar a tratar insônia. Não se assuste que não estou falando de outra planta. Este é o nome científico oficial. Mudou há pouco tempo. E também descobri os significados.
Varronia: o irlandês Patrick Browne (1720 - 1790) homenageou Marcus Terentius Varron, antigo autor do polígrafo romano.
Curassavica: de “currassavicus” = “de Curaçao” que é uma pequena ilha das Antilhas Holandesas, localizada a 70 km ao norte da costa da Venezuela. Provavelmente onde foi colhida e identificada a primeira vez.
Mas, não se assuste que até a erva baleeira tem significado. É uma planta forte como uma baleia. Uma alusão ao poder analgésico, cicatrizante e anti-inflamatório da erva baleeira.



.png)



Comentários