Cidreira ou Melissa?
- Gilson Giombeli

- 18 de set.
- 2 min de leitura
Esta planta possui estes dois nomes populares. Mas, será importante conhecer seu nome científico para não se confundir com a espécie que se usada.
Explico: os nomes populares não são precisos, pois mudam de locais para outros e ainda mudam conforme quem conhece.
O nome científico é igual para o mundo todo e só mudará por conta de mudanças em sistemas de botânica, ou seja, quase nunca muda.
Esta planta possui aroma cítrico e por isso chamada de cidreira ou cidreira de arbusto, pois é uma planta arbustiva e galhos do tipo trepadeira.
Cabe destacar que, cidreira vem de citrum do latim que significa limão. Assim, chamá-la de cidreira até tem suas razões. Contudo, são várias espécies chamadas de cidreira, aí está a origem de tantas confusões.
Outro nome é melissa. A criatividade popular é grande, pois temos melissa falsa ou também chamada de melissa verdadeira.
Como assim falsa ou verdadeira?
Vou explicando: às vezes usa-se um complemento só para reforçar algo. Neste caso será importante usar o nome científico e descobrir que a dúvida vai desaparecer.
A planta das fotos se trata da espécie Lippia alba. Assim não vemos nada de nome que lembre melissa.
Uma outra cidreira e também chamada por este nome popularmente é a Melissa officinalis. Assim, temos uma planta com o nome científico e oficial que poderá lhe dar o direito de ser chamada de Melissa e ainda mais officinalis, ou seja: que saiu de uma oficina, onde antigamente se preparavam os medicamentos e, numa outra versão: que já constou de alguma farmacopeia, ou seja, que já constou ou figurou como um medicamento de algum país e por isso inserida no rol de medicamentos inscritos na farmacopeia daquele país. Diria em outras palavras: poderia ser usada e preparada pelos farmacêuticos e, usada pela população de maneira oficial.
Ufa… uma pequena história pra dizer que a planta apreciada até pelas abelhas se chama Lippia alba e não pode ser confundida como sendo Melissa e que cidreira poderá ser digna de muita discussão e confusão.
Dica: faça uma infusão para não perder as substâncias aromáticas e aproveite relaxar que esta planta medicinal é ótima relaxante muscular e ainda ajudará o sistema nervoso acalmar e ser fortalecido.
Conte esta história, que vai ajudar a melhorar a memória. Sim esta planta medicinal melhora a
memória.
Mas, sempre lembre-se de que as plantas medicinais possuem interações. Neste caso, observe o uso com calmantes e antidepressivos.
Um cuidado especial, com paracetamol, poderá causar lesão hepática. Assim, evite ao máximo está combinação!
Como contraindicações: gravidez e lactação.
Registro fotográfico e construção do conhecimento: Gilson Giombeli.



.png)











Comentários